08/06/2017 - Sinpol defende valorização dos policiais civis em encontro com Secretário da Segurança

O Sinpol-RS realizou audiência com o Secretário da Segurança do RS, Cezar Schirmer, nesta quarta-feira (7/5). A pauta do encontro foi a valorização de todos os cargos da Polícia Civil do RS. Participaram do encontro o presidente do Sinpol-RS, Emerson Ayres, e os diretores Benildo De Lucca, Mario Flanir e Sandro Quevedo.

A entidade sindical elencou cinco itens considerados essenciais para a implementação de uma política de valorização de todos os cargos da Polícia Civil. São eles a imediata publicação das promoções dos policiais civis; a reestruturação da composição do Conselho Superior de Polícia; implementação de medidas efetivas que concedam autonomia administrativa e funcional da Polícia Judiciária; a imediata abertura de concurso público; a atualização da tabela dos subsídios policiais em um percentual de 9,72% e um planejamento efetiva para o aumento de vagas no sistema prisional.

Delegacias superlotadas

O presidente do Sinpol-RS, Emerson Ayres, relatou ao Secretário a preocupação crescente com a saúde física e mental dos Policiais Civis que estão sendo obrigados a conviver com as carceragens de delegacias superlotadas em razão da falta de vagas no sistema prisional. Ayres afirmou que, em visitas a delegacias da Região Metropolitana, ouviu relatos de colegas que estão convivendo com presos com doenças infecciosas graves, como a tuberculose, além do risco iminente de revoltas e violências.

Schirmer afirmou que o assunto é o que mais o inquieta na administração da Segurança Pública do Estado. Segundo ele, medidas paliativas como a abertura de dois centros de triagem em Canoas, até o final deste mês, devem amenizar a crise. O secretário também lembrou que, com o final do processo seletivo da Susepe, o novo presídio de Canoas deve estar funcionando integralmente até dezembro deste ano. Schirmer também afirmou que novas medidas dependem de recursos financeiros não disponíveis no momento.

Concurso Público

Quanto à demanda do Sinpol-RS de realização de concurso público, Schirmer afirmou que já está acertado com o Governo Estadual a edição de um novo certame já que o banco de pessoal está zerado com a chamada da última turma aprovada em concurso no ano de 2013. O secretário ainda afirmou que o anúncio deste novo concurso deve ocorrer dentro de um mês. 

Promoções

O presidente do Sinpol-RS lembrou, durante a audiência, que há mais de um ano, as publicações de promoções dos Policiais Civis, estão atrasadas. O secretário reconheceu o atraso mas disse que a demanda depende de investimentos de cerca de R$ 5 milhões mensais e que estes recursos não existem no momento. Segundo Schirmer, se dependesse de sua vontade, as promoções estariam atualizadas.

Conselho Superior de Polícia

Um desejo antigo da categoria foi levado ao Secretário: a reestruturação do Conselho Superior de Polícia. A medida teria como objetivo garantir a representatividade de todos os cargos que compõe a carreira policial civil. A Chefe de Gabinete do Secretaria de Segurança Pública, delegada Luciane Bertoletti, reconheceu a importância da medida e comprometeu-se a estudar a proposta apresentada pelo Sinpol-RS. Schirmer também mostrou disposição em implementar a mudança.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mesmo com remoção, INSS aguarda posição do Planejamento

16 Jul 2018

O INSS divulgou na semana passada, dia 11, o edital do concurso de remoção interna dos seus servidores. Essa seleção é realizada para que o Instituto Nacional do Seguro Social reorganize o seu quadro de pessoal.

Ir para notícia

Edital Concurso PRF 2018: Pedido no Planejamento registra 35 movimentações nesta semana! Até R$10mil

14 Jul 2018

O pedido de concurso público da Polícia Rodoviária Federal (Concurso PRF 2018), analisado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), registrou nesta semana, de 10 ao dia 14 de julho, nada menos que 35 avanços.

Ir para notícia

Edital do Concurso MPF: projeto de lei cria 842 vagas para nível médio e superior!

14 Jul 2018

Está em trâmite na Câmara dos Deputados o projeto de lei de nº 6006/2016, que prevê a criação de 842 vagas a serem preenchidas no Ministério Público Federal (MPF) através de concurso público.

Ir para notícia

Após quase um mês concurso PRF volta a tramitar no Planejamento

11 Jul 2018

O pedido do concurso PRF voltou a ter movimentações no Ministério do Planejamento. Na ultima terça-feira, 10, foram registrados nove avanços em diversas unidades, como gabinete e secretaria de Gestão de Pessoas.

Ir para notícia

Fique por Dentro

Receba em primeira mão informações do mundo dos concursos.