Concurso INSS: Fenasps informa que previsão até 2021 é de 12 mil aposentadorias

Concurso INSS: Fenasps informa que previsão até 2021 é de 12 mil aposentadorias

O resultado de uma reunião que teve como pauta o concurso do INSS não foi tão animador. Com a participação de representantes do Ministério do Planejamento, do Instituto Nacional do Seguro Social e da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, o MPOG tem se sido inflexível a autorizar a realização do próximo concurso INSS. As informações foram concedidas por um dos diretores da Fenasps.

Conforme o diretor, a falta de concurso para o INSS tem sido considerada internamente como uma “tragédia anunciada”. Isso porque, segundo ele, a previsão é que até o ano de 2021 mais de 10 mil servidores se aposentem. O déficit no quadro pessoal, hoje, é de mais de 16 mil vagas.

“O MPOG tem mostrado uma posição inflexível. Argumentam que a Emenda Constitucional nº 95 tem impedido que a autorização para o certame saia. E isso acaba sendo um passivo, porque com 16 mil vagas em falta e a previsão de mais 12 mil aposentadorias até 2021, quem vai atender a população nas agências do INSS?”, indaga.

De acordo com o diretor, a realização de um concurso para o INSS depende agora dos planos da próxima gestão. Com o início do período eleitoral, as discussões sobre a abertura de novo certame deve ficar para o ano de 2019.

Vale lembrar que o presidente Michel Temer sancionou no dia 14 de agosto, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019. Entre as definições, o presidente vetou dispositivos que impediam a autorização de concursos públicos no próximo exercício.

O veto contempla algumas áreas e dá margem a uma possível autorização de concurso do INSS em 2019. E isso é tratado como uma urgência na posta já que o último concurso (2015) expirou no início do mês e há um grande déficit de servidores a ser suprido conforme já citado no início desta notícia.

O pedido feito ao MPOG até andou em 2018. Ainda estamos na metade do mês de agosto e a solicitação protocolada no Planejamento registrou 30 movimentações. No início de julho, o órgão divulgou a realização de um concurso de remoção para o cargo de analista do seguro social.

Embora não haja uma autorização concreta, é sabido que concursos de remoção costumam preceder a realização de novos certames. Ainda não há definições sobre o número de vagas, mas a expectativa é que o certame abra muitas oportunidades para suprir o quadro de servidores do órgão, bastante defasado.

Reivindicando a  realização de um novo concurso para o INSS, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) organizou neste ano paralisações de agências em todo o país.

Conforme a Federação, “no contexto atual o INSS vem passando por um verdadeiro caos, principalmente em virtude da insuficiência de servidores e a proposta de solucionar tais dificuldades com a implantação de ferramentas digitais”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anunciadas vagas para concurso de agente penitenciário em Santa Catarina

21 May 2019

Governador anuncia 600 vagas e edital sai nos próximos dias.

Ir para notícia

Previsões para divulgação do Edital do Concurso do Tribunal Regional Federal da 4ª Região

15 May 2019

Assessoria de comunicação do TRF 4 se manifesta sobre publicação do edital.

Ir para notícia

Concurso da prefeitura de Itaara

13 May 2019

Grécia Cursos já aprovou mais de 160 alunos em 2017.

Ir para notícia

Inscrições abertas para o ENEM 2019

07 May 2019

Cadastro pode ser realizado no site do Inep até dia 17 de maio.

Ir para notícia