Fale direto pelo whatsapp! Clique aqui...

Concurso MPU: criação da Polícia do Ministério Público é solicitada

O reconhecimento da natureza policial dos técnicos de segurança do Ministério Público da União foi solicitado pela Associação Nacional da categoria (AGEMPU). Eles reivindicam, por meio de minuta, a mudança do cargo para agente de Polícia do Ministério Público (MP).

Em caso de aprovação, um novo concurso para a Polícia do MPU poderá ser realizado. A proposta de mudança de nomenclatura deverá ser apresentada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).  

De acordo com a categoria, o agente de segurança institucional desempenha mais de 30 atribuições, grande parte de natureza policial. Muitas funções atribuídas a esses profissionais são desempenhadas por policiais legislativos, militares, civis e federais.

Todos os poderes da República – Executivo, Legislativo e Judiciário – têm sua força policial. Apesar de não ser um poder, o Ministério Público é uma instituição similar e essencial à Justiça.

Para Rene Sales Costa, coordenador Executivo da AGEMPU, a criação da Polícia do Mistério Público da União trará economia e diversos ganhos para o órgão .

“O ministério Público é um órgão essencialmente investigativo e nós, agentes do MPU, atuamos em campo na busca e coleta de informações úteis ao convencimento dos membros em atividade típica de polícia judiciária”.

Sales Costa completou: “executamos serviços de proteção à autoridade e escolta, combatemos trabalho análogo a escravidão, temos atribuições de primeiros socorros, combate a incêndios e realizamos a condução profissional de materiais sensíveis a pessoas cujos cargos são de risco inerente”.

A Associação defende que essa transformação é uma questão de simetria constitucional, de equilíbrio e paridade. De forma a permitir melhorias nas condições de trabalho. Assim como explicou o coordenador geral da AGEMPU, Laércio Bernardes:

“Temos que dar um basta em transformar nossos cargos em administrativos, não podemos mais aceitar isso. Levaremos nossas reivindicações junto ao Conselho Nacional do Ministério Público no sentido de demonstrar a importância desta simetria”.

Ele ainda revelou a importância do reconhecimento da natureza policial ao cargo. “O próximo passo agora é apresentar nosso pleito ao CNMP e, mais que nunca, manter a unidade de classe para alcançarmos nosso objetivo”.

 

https://folhadirigida.com.br/concursos/noticias/mpu-mig/concurso-mpu-criacao-da-policia-do-ministerio-publico-e-solicitada?fbclid=IwAR3r1AN98ANBPho8VKqwOAyK_rpN6lorFKcvVygZS5H_XhfEQ9BVmz-kxB4

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O concurso para a Polícia Federal foi finalmente autorizado, nesta quarta-feira, 09 de dezembro

11 Dec 2020

De acordo com a portaria, a realização de concurso público para provimento dos cargos do quadro de pessoal da Polícia Federal ficará distribuída da seguinte forma...

Ir para notícia

Grécia Cursos agora com modalidade online

05 Nov 2020

Grécia Cursos agora com modalidade online

Ir para notícia

Novidade Concurso MP/RS

22 Oct 2020

Novidade Concurso MP/RS

Ir para notícia

Concursos PF e PRF: Bolsonaro confirma vagas e prevê editais em 2021

22 Oct 2020

Concursos PF e PRF: Bolsonaro confirma vagas e prevê editais em 2021

Ir para notícia