Fale direto pelo whatsapp! Clique aqui...

22/11/2016 - Banco do Brasil: Novos concursos só no segundo semestre de 2017!

Após anunciar um pacote de medidas que reestruturam o Banco do Brasil (BB), o presidente do banco, Paulo Caffarelli, esclareceu, conforme noticiado pela Agência Brasil, que a realização de novos concursos públicos vai depender da adesão ao novo Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), que poderá gerar até 18 mil saídas. Como o processo de conclusão do PAI e da realocação de funcionários das agências fechadas deverá ser concluído até junho do próximo ano, as seleções necessárias só poderão acontecer a partir daí.

No último domingo, dia 20, o Banco do Brasil anunciou à Comissão de Valores Mobiliários e à imprensa um pacote de medidas que reestrutura a empresa e vai de encontro à tradicional política de valorização dos funcionários, praticada nos últimos anos, mas que foi deixada de lado por conta da crise econômica do país. O banco confirmou um Plano de Aposentadoria Incentivada, que poderá acarretar na saída de até 18 mil funcionários – adesões serão aceitas até o dia 9 do próximo mês. Tal prática é comum e, tradicionalmente, o BB abre concursos públicos logo após o PAI, para repor as saídas.

Todavia, o BB informou que fechará 402 agências e transformará 379 em simples postos de atendimento bancário. Serão encerradas, ainda, segundo o banco, 31 superintendências regionais. O Banco do Brasil alega que tais medidas têm o objetivo de ampliar o atendimento por canais digitais, e que prevê, para o próximo ano, a abertura de 255 unidades de atendimento digital (escritórios e agências digitais). Apenas com a reorganização das unidades, a empresa estima uma redução anual de R$750 milhões em despesas, valor que poderá aumentar significativamente a partir da adesão ao plano.

Sindicalistas não aprovam pacote de medidas
Segundo o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Wagner Nascimento, elas representam falta de respeito aos funcionários, que deveriam ser mais valorizados.

“Fechamento de centros de serviços e centenas de agências vão prejudicar muito os funcionários e estes precisam de atenção. O banco precisa respeitar mais os seus funcionários e pode começar abrindo um canal de negociação efetiva quanto aos impactos das medidas anunciadas”, criticou. Por conta dessas medidas, os sindicalistas já agendaram uma reunião com a direção do banco. O encontro acontecerá às 10h desta terça-feira, dia 22, em Brasília.

Hoje o BB possui 109.159 funcionários, com déficit de 5.880. No Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o banco está sem cadastro de reserva válido há um ano, mesmo tempo que está sem repor saídas de funcionários. Em São Paulo, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Distrito Federal, não há cadastro válido desde maio. O cargo de escriturário é destinado a quem possui apenas o nível médio e conta com remuneração de R$3.952,03 mensais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiu edital CTSP!

13 Dec 2023

Saiu novo edital para o Processo Seletivo do Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP).

Ir para notícia

Data confirmada para a publicação do novo edital CTSP!

11 Dec 2023

Novo edital para o processo seletivo do Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) será publicado no dia 13/12!

Ir para notícia

Concurso Brigada Militar RS exigirá nível superior após 2027

15 Aug 2023

A partir de 2027, mudanças serão feitas na carreira de ingresso do concurso Brigada Militar RS, tornando o nível superior obrigatório.

Ir para notícia

Concurso Seduc RS: governador anuncia mais 6 mil vagas até 2025

15 Aug 2023

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anuncia 6 mil novas vagas, por meio do concurso Seduc RS, até 2025!

Ir para notícia