(Ciências Humanas) A Interdisciplinaridade na Formação e na Práxis do Professor(a)

O tema interdisciplinaridade tem sido tratado sob dois grandes enfoques: epistemológico e pedagógico, ambos abarcando conceitos diversos e muitas vezes complementares. No campo da epistemologia, toma-se como categorias de análise, o conhecimento em seus aspectos de produção, de reconstrução e de socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade. No enfoque pedagógico, se discute fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar. 

Objetivos:    
A interdisciplinaridade assentada na dialogicidade e na integração das ciências e do conhecimento, expressa o rompimento com o caráter rígido  e, o desafio consiste em superar uma relação pedagógica baseada na transmissão do saber de uma disciplina ou matéria. O professor passa a ser o atuante, o crítico, o animador por excelência tornando-se um profissional com visão integrada da realidade e passa a  compreender que um entendimento mais profundo de sua área de formação não é suficiente para dar conta de todo o processo de ensino. Ele necessita apropriar-se também das múltiplas relações conceituais que sua área de formação estabelece com as outras ciências.

Público-alvo: 
Licenciados e Graduados. 

Duração:
13 meses

Carga Horária:
480 horas

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