Serviço Social

A graduação em Serviço Social a distância da UNISA é reconhecida como um dos cursos mais tradicionais da área em São Paulo. O corpo docente qualificado e infraestrutura completa, com laboratórios, biblioteca e atividades de campo, são os diferenciais responsáveis por formar assistentes sociais altamente capacitados para o mercado de trabalho.

Tendo como principal objetivo formar profissionais comprometidos com a realidade brasileira no tocante à justiça e o combate à desigualdade social no país, o curso possui um projeto pedagógico consolidado que promove uma compreensão ampla da estrutura social brasileira.

A sua proposta viabiliza aos alunos o conhecimento necessário para serem capazes de intervir crítica e eficazmente na realidade do país, pois promove uma formação alinhada com as discussões do ponto de vista das políticas públicas nas mais diversas áreas, atribuindo significativo diferencial à carreira, na medida em que fomenta estratégias didáticas inovadoras.

O curso de Serviço Social é ofertado nas duas metodologias:

• Com encontros presenciais uma vez por semana no polo;
• 100% web, com aulas via Internet.

Em ambas as modalidades é obrigatório comparecimento ao polo para as atividades presenciais obrigatórias (Provas e Supervisão Acadêmica de Estágio Curricular).

Como funciona o Estágio Curricular Obrigatório (a partir do 12º módulo do curso)?
Semanalmente, o aluno deverá comparecer ao polo para a Supervisão Acadêmica de Estágio, sob supervisão de um assistente social (Supervisor Acadêmico).

O aluno irá realizar presencialmente o estágio curricular obrigatório para o curso de Serviço Social, em um campo de estágio a sua escolha, sob supervisão de um assistente social no campo de estágio (Supervisor de Campo), em dias e horários diferentes do encontro semanal de supervisão acadêmica.

Aprendizado prático
O curso possui diversas atividades para correlacionar teoria e prática. Entre os diferenciais estão as ações realizadas por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNISA. Neste espaço, ocorre a avaliação socioeconômica de todas as solicitações de atendimento apresentadas a este serviço. Realiza-se, de igual forma, atendimentos sociais nas mais diversas situações de privação ou violação de direitos sociais, orientações quanto aos benefícios sociais e intervenções em diferentes tipos de intercorrências por meio de equipe formada por professores e alunos do curso de Serviço Social.

A universidade também desenvolve atividades de aprendizagem a partir de experiências práticas por meio de diferentes projetos de extensão universitária. Experiências que potencializam o aprendizado em sala de aula e também dos conteúdos disponibilizados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Mercado de trabalho
A demanda por assistentes sociais tem crescido no Brasil, principalmente em virtude da terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs, sobretudo em cidades grandes. As principais áreas de atuação são: assistência a pacientes e familiares em unidades básicas de saúde, ambulatórios especializados e hospitais, previdência social, trabalho técnico social em políticas de habitação, apoio educacional em escolas e creches, assistência a crianças e adolescentes em varas de justiça e em conselhos de direitos, elaboração e coordenação de projetos em organizações sociais de diversas áreas, gestão de políticas e programas sociais em órgãos de governo, promoção de qualidade de vida, segurança do trabalho e gestão de recursos humanos em empresas públicas e privadas.

Encontros presenciais no polo ou sessões interativas via internet:

Metodologia satélite
Dia e horário do encontro presencial para assistir à aula satélite ou das sessões interativas via internet (webconferência): quarta-feira (conforme dia escolhido no processo seletivo), das 19h30 às 22h50. As datas de cada atividade ocorrem de acordo com a grade do curso publicada no Portal do Aluno.

Metodologia 100% web
As sessões interativas via internet (webconferências) são realizadas em dias e horários de acordo com a grade do curso publicada no Portal do Aluno.

Avaliações presenciais no Polo:
A Avaliação Global (AVG) ocorre ao final de cada módulo, presencialmente no polo, quarta-feira (conforme dia escolhido no processo seletivo), das 19h30 às 22h50. As avaliações substitutivas, de disciplinas em regime de dependência e adaptação, podem ocorrer em dias diferentes, informados previamente, conforme a grade do curso.

 

Duração:
8 semestres

Metodologia:
Com aula uma vez por semana no polo

Metodologia:
Aulas 100% web

Ver mais curso de graduação

TIRE SUAS DÚVIDAS!

Utilize o formulário abaixo para enviar dúvidas ou solicitar um contato.


Contra os mecanismos automáticos que geram span, estamos disponibilizando este código de verificação.

Fique por Dentro

Receba em primeira mão informações do mundo dos concursos.